As Tendências Comportamentais em Projetos | Melhoria

“A descoberta que acabamos de realizar já faz parte do passado” (Leandro Vignochi)

Até agora, descrevemos cinco das sete disciplinas que os líderes devem desenvolver para sustentar o que aplicam na sua vida e por consequência nos seus projetos.

Para a sexta disciplina trataremos da Melhoria, palavra que vem do latim melioratus, que significa “melhor” ou “fortalecido”.

Para que líderes possam manter as mudanças desejadas, eles têm de melhorar ou se aperfeiçoar, construir sobre os pontos fortes e aprender com os erros. Não é um trabalho difícil, porém necessita de extrema maturidade e autocrítica do Gerente de projetos.

people-3370833_1920Especificamente trata de relatar de forma clara e objetiva três tópicos:

·        O que eu fiz certo.

·        O que eu fiz errado.

·        O que eu faria diferente

Seja franco e autocrítico com foco principalmente no erro, pois é neste momento que você constrói a melhoria futura, o passado ainda é imutável, e o futuro pode começar a ser construído no presente aprendendo com erros e acertos que já vivenciamos.

Esse esforço gera um compilado de Lições Aprendidas que devem ser realizadas por estágios durante o projeto e compiladas no final do projeto para que seja gerada a gestão do conhecimento para outros projetos, e por consequência, para o Gerente de projetos. Com essa proposta geramos a Gestão do Conhecimento e seus impactos no desenvolvimento do “líder” Gerente de Projetos.

Invista neste exercício de autorreflexão, não importa o que aconteça a autorreflexão sempre levará você a algum tipo de aprendizado útil

Tenha consciência que enfrentar a realidade de suas ações passadas será a base de suas ações futuras, então não tenha piedade de si mesmo, em vez de procurar desculpas enfrente as suas dores.

Realize a sua melhoria!

Comments (0)