As Tendências Comportamentais em Projetos | Recursos

Leandro Vignochi, PMP, PRINCE2, MBA | Sócio diretor da Exitus GP

Entre tantas colocações ouço com muita frequência a importância das pessoas nas organizações a ponto de ser comum a afirmação de que as pessoas são o maior capital das empresas. Concordo plenamente que a valorização das pessoas como seres que se desenvolvem em uma perspectiva de crescimento individual e coletivo e deve fazer parte das estratégias das organizações, a aderência a essa proposta pode apoiá-lo na gestão da equipe e no seu próprio desenvolvimento.

Esse pensamento vai ao encontro do posicionamento de David Hulrich e Smalwood quando afirmam que os Líderes devem desenvolver os recursos disponíveis na empresa para garantir uma liderança mais sustentável: coaching interno (com pares, chefia, RH); coach externo com especialistas, políticas de RH como: seleção, avaliação de desempenho, processo sucessório. Esses recursos podem apoiá-lo na gestão da equipe e no seu próprio desenvolvimento, para lograr os objetivos, porém é fundamental deixarmos claro que a aplicação para desenvolvimento com ferramentas e técnicas não é o objetivo, e sim o meio, que leva os lideres até a sua atribuição de essência e buscar a diretriz de qualquer líder de sucesso, resumindo:

Pessoas são o maior capital das empresas
Pessoas são o maior capital das empresas

“Líderes devem dar resultados, pois são medidos por eles”. Foi assim com Gandhi, Nelson Mandela e Steve Jobs. Com Gerentes de Projetos não é diferente, o próprio PMI (Project Management Institute) trata a liderança como uma das diretrizes do Triângulo das competências, associada as técnicas de gerenciamento de projeto e inteligência de negócios, e é logico que como qualquer projeto ele somente será considerado um projeto de sucesso se atender os prazos e custos de acordo com a qualidade do produto previamente acordada.

Portanto qualquer líder será medido pelo seu resultado. Para que isso seja atendido as boas práticas se unem com as técnicas de desenvolvimento para objetivo final do projeto que por consequência irá coroar o Gerente de projeto como um Líder verdadeiro. Então… aplique as técnicas de gestão de pessoas em conjunto com as ferramentas e práticas de gerenciamento de projetos em doses adequadas a necessidade do projeto, considerando que não existe a possibilidade de sucesso, só com técnica ou apenas com desenvolvimento comportamental, pois uma complementa a outra.

“Os coaches precisam olhar bem o que não querem ver e escutar o que não querem ouvir.”
(Jonh Madden)

Comments (0)