Dúvidas Frequentes

Desmistificando Gerenciamento de Projetos, por Leandro Vignochi

Reflexão 01

No início dos anos 60, o gerenciamento de projetos foi formalizado como ciência.

No complexo mundo dos negócios as organizações começaram a enxergar o benefício do trabalho organizado em torno dos projetos e entender a necessidade crítica para comunicar e integrar o trabalho. Em 1969, no auge dos projetos espaciais da NASA, um grupo de cinco profissionais de gestão de projetos, da Philadelphia, Pensilvânia – EUA, se reuniu para discutir as melhores práticas e Jim Snyder fundou o Project Management Institute – PMI.

Projetos fazem farte da história da humanidade. A ciência de gerenciamento de Projetos existe formalmente a mais de 40 anos

GERENCIAMENTO DE PROJETOS NÃO É UMA CIÊNCIA QUE CAIU DE PARA-QUEDAS.

Reflexão 02

A palavra “Projetos” para muitos lembra a construção de uma barragem hidrelétrica, o lançamento de uma nave espacial, ou o desenvolvimento de um software.
TODOS COMPLEXOS E DE LONGA DURAÇÃO.
QUEM PENSA SOMENTE ASSIM FICOU PARADO NA DÉCADA DE 80.

Reflexão 03

Projeto é um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Fonte: PMBOK 2008

Um esforço único e não repetitivo, de duração determinada, formalmente organizada e que congrega e aplica recursos visando o cumprimento de objetivos pré-estabelecidos.

EMPREENDIMENTOS ÚNICOS NÃO PODEM SER GERENCIADOS COMO ROTINAS

Reflexão 04

Os projetos devem ser medidos pelo impacto que eles causam na organização, e não pelo seu custo ou tempo.

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ESTÁ DIRETAMENTE ASSOCIADA AO IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO, E NÃO AO CUSTO OU TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO.

Reflexão 05

O lançamento do Eurotúnel foi em 1981 feito pela senhora Thatcher, primeira-ministra inglesa, e François Miterrand, presidente francês, que acordaram na altura que o projeto não teria um cêntimo de dinheiros públicos e seria financiado pela poupança privada.

Anunciava-se então que o comboio sob o Canal da Mancha iria transportar 30 milhões de passageiros por ano. No primeiro ano foram só 7 milhões os viajantes.,

O túnel deveria ter custado o equivalente a 7,5 milhões de euros, mas como acontece habitualmente com obras públicas custou 16 milhões.

UM PRODUTO DE SUCESSO NECESSARIAMENTE NÃO SIGNIFICA UM PROJETO DE SUCESSO.
UM PROJETO PODE GERAR UM EXCELENTE PRODUTO QUE CUSTOU O DOBRO DO VALOR E TEMPO PLANEJADO.

Reflexão 06

Caso v. esteja envolvendo em uma atividade que tenha início meio fim ela pode utilizar as boas técnicas de Gerenciamento de projetos

A boa prática de Gerenciamento de projetos aliada a outras práticas gerenciais (como planejamento estratégico , gerenciamento de mudanças, engenharia simultânea , qualidade total etc.) produz resultados expressivos.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS NÃO CONCORRE COM OUTRAS PRÁTICAS.

Esta é uma característica marcante do Gerenciamento de projetos .
Ele sempre atua em parceria com outras técnicas

Reflexão 07

GERENCIAMENTODE PROJETOS NÃO É UM MODISMO, VEIO PARA FICAR!