A Arte do “Fazejamento”

Alguns gestores ainda insistem em não planejar, se você não planejar estará usando a técnica chamada “fazejamento” tudo terá um “re” na frente: reprogramação, reanálise, reestruturação, enfim, terá mais custos apenas por conta desse “re”.

Para resolver esse problema temos que seguir alguma orientação de quem tem sucesso. Siga as boas práticas do PMBOK, muito utilizada nos Estados Unidos ou o PRINCE2, muito utilizada no Reino Unido, talvez até mesmo a metodologia ZOPP, muito utilizada na Alemanha. Mesmo se você não quiser utilizar nenhuma dessas metodologias, é possível utilizar métodos ágeis ou sua própria metodologia. É importante que você saiba que ninguém nasceu sabendo planejar, é preciso estudar essas técnicas e o profissional que estuda isso é o Gerente de Projetos. 

Esse profissional é quem faz de tudo para que o seu projeto não de errado, diferente do “apagador de incêndio” que surge apenas depois para resolver os problemas, e mais uma vez fará com que você gaste ainda mais. 

Não economize em gestão, pense que cada centavo que você investe em planejamento ou em contratação de um bom Gerente de Projetos, renderá muitos frutos lá no futuro, evitando frustrações.

Trate o planejamento como algo importante!

❇️Se você se interessa por esse assunto e deseja se aprofundar, se inscreva no meu curso “O Novo Mundo da Gestão de Projetos” clique no link bit.ly/3mafEdP

Leandro Vignochi

PMP, PRINCE2, PSMI

📱 (54) 9 9961-8182

✉️ leandro@exitusgp.com.br

#Projetos #Objetivos #Metas #PMP #PMI #PMISP #Exitus #Cursos #Conhecimento

Publicado em: 16/11/21