Gerente do Projeto vs Líder do Projeto

Gerente do Projeto, Líder do Projeto, Coordenador do Projeto, Amigo do Projeto, enfim… coloque o nome que você definir desde que deixe claro as autoridades e responsabilidades desses indivíduos.

O fato é que se você tiver a atribuição de Gerenciar o projeto deve entender de Gerenciamento de Projetos.

Uma prática que utilizo com frequência, trata de definir um cargo função denominado Líder do projeto. As atribuições deste profissional consistem em ter a autonomia de realizar o que foi acordado com o Gerente de Projetos, ou proprietário do produto se nos embasarmos com outras metodologias.

O fundamental é que esse profissional não seja responsável pelo projeto, o responsável pelo Gerenciamento do Projeto é o profissional que entende do assunto e tem habilidade e atitude para gerar a competência necessária para Gerenciar o Projeto.

Então, o Líder passa a ser responsável por manter o combinado, porém a responsabilidade sobre o projeto é do Gerente de Projetos.

Desta forma você tem um multiplicar das atividades do Projeto no ambiente onde ele está inserido, seja uma ONG, uma organização pública ou privada.

Outra vantagem desse cargo é a possibilidade de deixar um representante do conhecimento gerado no projeto na empresa, pois normalmente o Líder do Projeto é um membro da organização onde está o projeto. Lembre que mais importante que a nomenclatura do cargo função é a atribuição clara que realmente gere benefícios para o projeto.
Leandro Vignochi
PMP, PRINCE2, PSMI

📱 (54) 9 9961-8182
✉️ leandro@exitusgp.com.br
.
.
.
.
.
.
.
Créditos: Team vector created by storyset – www.freepik.com
Office space vector created by upklyak – www.freepik.com

Publicado em: 25/02/22