O Famoso Jeitinho de Não Resolver as Coisas

Quando você participa de um projeto, a energia deve estar focada em realizar tudo o que for necessário para que o projeto não dê errado. Essa é a essência de qualquer método ou metodologia de gerenciamento! O esforço trata de trazer para o presente o exercício de planejamento de forma incansável, com altos níveis de dedicação, seriedade e compromisso, evitando assim a transferência de erros e frustrações para o futuro, quando ocorrerá a execução do projeto.


Se pensarmos de forma lógica, todas as práticas de gerenciamento reconhecidas têm a proposta de investir tempo e análise no presente para evitar erros no futuro. Para que isso seja estruturado e tenha eficácia, existem processos e formulários, mas o que faz a diferença é a postura proativa perante a utilização dessas práticas.
Uma das áreas receptivas à prevenção é a área de conhecimento de riscos. O gerenciamento de riscos identifica e pondera o que pode dar errado e devolve para o projeto as ações que devem ser inseridas. Por consequência, o projeto deve ser analisado e receber uma nova ponderação de custos e prazos.
O que me incomoda e muitas vezes me entristece é a postura de tratar algo tão óbvio de maneira irresponsável, utilizando processos, padrões, regras e formulários como algo necessário simplesmente para cumprir protocolo, desrespeitando a organização, o projeto e sua equipe.
É importante alertar que o gerenciamento de projetos expõe os pontos de fraqueza dos indivíduos, gerando um desconforto. Aceitar essa condição com maturidade é a postura correta! Não aceitar, elaborar adaptações ou fazer de conta que se está fazendo reflete “o jeitinho brasileiro de não resolver as coisas”.
É preciso evidenciar que, se subestimamos o planejamento, erros e frustrações serão parte da operação.
💢Se você quer entender mais sobre o assunto, entre em contato conosco.


Leandro VignochiPMP, PRINCE2, PSMI
📱 (54) 9 9961-8182✉️ leandro@exitusgp.com.br


Fonte Imagem: Education vector created by syarifahbrit – www.freepik.comDesk chair vector created by upklyak – www.freepik.com

Publicado em: 01/04/22