Comunicação em Projetos

A comunicação em projetos e as suas necessidades que podem ser sanadas com a gestão clara do que temos que manter, em reuniões ágeis, em reuniões preditivas ou reuniões adaptativas. O que temos que ter consciência é que para qualquer tipo de gestão de projetos, é fundamental termos uma comunicação com dados.

Toda a comunicação, mesmo que seja construída por um brainstorm, é necessário que você tenha sim uma estrutura de profissionais que estejam envolvidos com lições aprendidas, com conhecimento.

E toda essa comunicação deve sim, ter algum tipo de regra de condução em gestão. A principal delas é você não ter falas e divulgações paralelas, manter uma lógica de pensamento para a sua expressão, com a técnica SMART, sendo específico, mensurar no que é possível, e ter também cuidado quando a comunicação se tornar um hábito, uma constância, para não ter interferência e atravessamento da comunicação. Isso tudo com o conceito fundamental da comunicação não violenta, que é você falar sim, mas eliminar aquelas aquelas expressões do tipo: “tive a percepção…” “meu sentimento….” Ou ir direto à situação de cobrança do tipo: “você não estava lá” “você não chega no horário”.

Tenha assim a questão de sentimento, percepção, mas com observação de dados, então você observa, pontua o que levou você a tomar aquela decisão e aí sim, expressa o seu sentimento do que deve ser feito, buscando uma clareza da necessidade do que o projeto precisa. Isso faz parte da comunicação e aí sim vem o seu pedido de uma forma clara, isso são etapas comportamentais que fazem com que você tenha uma comunicação efetiva, levando até mesmo a equipe ter uma confiança mútua e tranquilidade, sabendo que as reuniões passarão a ser eventos de trabalho e não eventos que trarão outra reunião para decidir o que era para ser esclarecido ou inserido no projeto.

Contrate a nossa assessoria, entre em contato:
📱 (54) 9 9961-8182
✉ leandro@exitusgp.com.br
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Imagem: Image by Freepik

Publicado em: 31/08/23