ERRAMOS E AGORA?

Ouço considerações que vão aos dois extremos de qualquer análise de erros.

A primeira e mais comum é fazer de conta que passou e não foi nada e vamos seguir em frente.

Essa é uma posição muito cômoda que vai contra qualquer boa prática ou metodologia de Gerenciamento de Projetos, sejam elas tradicionais ou mais recentes. Uma prova disso são as retrospectivas da Sprint, que nada mais é do que uma etapa para revisar, aprender e não errar na próxima.

Se pensar no tradicional as boas práticas segundo o PMBOK, já está careca de orientar sobre os ativos de Processos organizacionais, que nada mais é outro nome para lições aprendidas e Gestão do conhecimento do projeto.

 Bem, então aqui estão duas orientações para eliminar a expressão: “Erramos e vamos seguir em frente”.

Seguir em frente concordo plenamente, agora colocar o erro em baixo de um tapete e fazer de conta que não é com você. Discordo totalmente e até me atrevo a dizer que tem uma dose enorme de falta de caráter. Na dúvida pergunte para quem sofreu e pagou pelo erro.

O segundo posicionamento e ficar sofrendo constantemente pelo erro ocorrido.

Deixe de sofrer e invista em não repeti-lo, agora se ele continuar recorrente, SOFRA MUITO, não pelo resultado negativo que ele proporciona, e sim pelo fato de você não ter aprendido nada.

Publicado em: 29/01/20