VOCÊ É CLIENTE DE PROBLEMAS OU FORNECEDOR DE SOLUÇÕES?

Veja bem, todas a boas práticas ou metodologias de Gerenciamento de Projetos permeiam pelo menos alguns pilares em comum, são eles:

•             Acordo

•             Transparência

•             Monitoramento

•             Melhoria

Os valores dos métodos ágeis, especificamente o SCRUM são:

•             Coragem

•             Foco

•             Comprometimento

•             Respeito

•             Abertura

Agora, o que é difícil de entender são os posicionamentos de vitimização que permeiam as seguintes expressões:

•             Não pude ir

•             Estamos cheios de coisas para fazer

Ou simplesmente não aparecem e não dão satisfação alguma. Esse tipo de colocação vai contra os pilares: acordo e transparência. Ou seja, acordamos que você iria e não temos a visibilidade do que iriamos tratar, pois, você não apareceu.

E quanto aso valores: foco, comprometimento e respeito?  Nem é necessário comentar, pois você simplesmente não apareceu.

Então busque o resgate dos valores e pilares de boas práticas não apenas de Gerenciamento de Projetos, práticas também, para o gerenciamento da vida.

Se não puder ir, mande alguém no seu lugar, faça uma reunião remota, reagende antes ou logo depois do horário estipulado, mande as suas demandas, grave um vídeo, enfim, faça algo para resgatar os valores: Coragem, Foco, Comprometimento, Respeito, Abertura.

Se está cheio de coisas, liste as coisas que não foram planejadas, analise o impacto no projeto, apresente alternativas e não prejudique o projeto pelo fato de ele ter sido planejado e as “outras coisas” não terem sido pensadas.

E já que você forneceu problema, siga um raciocínio simples: aplique os valores de Coragem, Foco, Comprometimento, Respeito e forneça também A SOLUÇÃO.

Publicado em: 17/02/20